O divórcio e a igreja II

O Casamento é uma aliança
Como conselheira, tenho acompanhando muitos casos de separação e a destruição da família. Para a minha alegria e para a Glória de Deus, muitos desses são reestabelecidos e os casais se propõem a buscar em Deus a harmonia do casamento também através de cursos, leituras de bons livros e entendem que o perdão do erro não muda o passado mas abre um novo horizonte para o futuro. Mas, infelizmente, há casos em que o divórcio acontece...e é muito triste...pois tornou-se uma batalha perdida e as suas consequências são geracionais.
Obrigatoriamente, tenho que ler não só a Bíblia mas também ler livros sobre o tema, que são excelentes para atender a demanda com a ajuda mais que necessária do Espírito Santo, contando com a ajuda dEle, resolvi compartilhar no blog sobre esse assunto “divórcio” que tem se alastrado nas igrejas. Será que, o Deus que estabeleceu as leis, mudou? Será que a graça que veio com a morte de Cristo, abrindo assim o evangelho e a salvação para os gentios, anulou a santificação? Será que há salvação e vida em Deus após o divórcio? Como lhe dar com a culpa e a vergonha?
Estabelecemos esse assunto alertando ao leitor que ser um seguidor de Jesus tem o seu preço. Envolve renúncias, perseverança, paciência, humildade, coerência e, acima de tudo, integridade. A principal plataforma para exercitarmos estes valores é o casamento e a família. Um bom casamento não é fácil, não é barato, não é instantâneo. Como cristãos (como seguidor de Cristo) entendemos que o casamento não é apenas a união de duas pessoas, isso vai além do físico.
É perceptível no meio da igreja os dois males fatais, segundo o autor Pr. Marcos Borges (Coty), “Os dois calcanhares de Aquiles” - A atrofia moral e a imaturidade emocional. Leia a seguir esses dois conceitos; trechos tirados do livro A face Oculta do amor;
Atrofia moral – A grande crise em questão é a do caráter, da integridade nos compromissos, relacionamentos e casamentos, onde pessoas estão desistindo cada vez mais fácil e levianamente de suas responsabilidades para com os outros.
O amor egoista e a idolatria dos próprios sentimentos em detrimento do respeito, da fideliade e do compromisso, têm deixado um rastro de destruição nas gerações sucessivas. Cada vez mais pessoas não são fiéis ao casamento, mas ao sentimento. Se elas se sentem bem, então permanecem; porém, se não se sentem mais bem, descartam o outro como um objeto desinteressante.
Imaturidade emocional – Imaturidade emocional é o efeito colateral latente da atrofia moral. Um dos maiores desafios para a ciência hoje são as doenças e males emocionais. Esta é a herança que muito de nós estamos deixando para os nossos filhos.
A implosão moral implica numa diversidade de colapsos emocionais, que são evidenciados através de doenças e desordens psicossomáticas.
Conflitos morais não resolvidos na infância e adolescência podem prender um adulto num padrão imaturo de comportamento.
As escrituras indicam que o casamento é uma aliança, segundo Malaquias 2.14.
“...É porque o Senhor é testemunha entre você e a sua mulher da sua mocidade, pois você não cumpriu a sua promessa de fidelidade, embora ela fosse a sua companheira, a mulher do seu acordo matrimonial.”
Para finalizarmos esse inicio de mensagens, deixo um parágrafo do livro “Lidando com as carências” – Pr Eurípedes Mendes:
“...Durante toda uma existência, há quem faça um pacote com todos os débitos que existem contra a sua pessoa e guarde isso na bagagem. Certo dia, porém, encontra alguém e tudo o que temos para oferecer é o que está nos bolsos. Acontece que o outro também tem um monte de cédulas de dívidas guardadas. Os dois começam um relacionamento e se casam. A vida em comum se torna uma cobrança eterna e um mar de infelicidade. Como resultado, o caso acaba parando em um fórum de divórcio.”
Continua....
Referência bibliográfica:
SANTA, Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) - Bíblia, manual do Cristão. Incontáveis edições. Nova Jerusalém - Céu. Ano? Desde a eternidade passada.
BORGES, Marcos de Souza - A face oculta do amor. 7ª edição. Almirante Tamandaré-PR: Editora Jocum Brasil, 2011.
BORGES, Marcos de Souza - A Lei, a Moral e o Divórcio. 1ª edição. Almirante Tamandaré-PR: Editora Jocum Brasil, 2016.
FILHO, Eurípedes M.S. - Série Sexualidade: Lidando com as Carências. "Quando a vida nos deve algo". 1ª edição. Almirante Tamandaré-PR: Editora Jocum Brasil, 2015.
Comentários
Postar um comentário